terça-feira, 6 de outubro de 2015

Interface Gráfica e Interatividade


      Interface Gráfica


      Em informática, Interface Gráfica , geralmente refere-se a uma forma de comunicação entre duas coisas distintas. É a forma de interação entre o usuário do computador e um programa por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. Geralmente é entendido como a “tela” de um programa.

     Webgrafia: http://www.explorando.com.br/o-que-e-interface-grafica/

               
                             
       
   
                Webgrafia: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoBMJ8aYUXbFuwRojaAZ2S-BJnAkV_jclVMBcQ4RCAW9djq5JnowbvtTkCTyrko0Ecx0L5bdYU-mQXLk57DqJvimLo5JRtd8NZdAUBC5lWRbjZJSFzBRUQYs3fQ_kX0FAAKw2zSLaYB50/s320/social-02.jpg



        Interatividade


        A interatividade num ambiente virtual, consiste na possibilidade que o utilizador tem, de dar instruções ao sistema através de ações realizadas neste e nos seus objetos. O sistema, em função destas ações, transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao utilizador. Assim este pode, por exemplo, movimentar-se num ambiente virtual 3D efetuando ações sobre os objetos que o compõem. A simples movimentação do utilizador vai implicar que o sistema gere e atualize as imagens do ambiente virtual correspondentes à nova perspetiva.
As caraterísticas ou componentes da interatividade são:
·         Comunicação - estabelece uma transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema, através de dispositivos periféricos ligados ao sistema.

·         Feedback - permite regular a manipulação dos objetos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador.

·         Controlo e resposta - permitem ao sistema regular e atuar nos comportamentos dos objetos do ambiente virtual.

·         Tempo de resposta - é o tempo que decorre entre a ação do utilizador sobre um dos objetos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema.

·         Adaptabilidade - é a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os objetos deste.

·         Co-criatividade - o utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.

                                                                          


       


Sem comentários:

Enviar um comentário