domingo, 15 de novembro de 2015

Formatos de ficheiros de imagens

Formatos de ficheiros de imagem Bitmap

O formato BMP é um dos formatos mais simples, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e pela IBM, o que explica que seja particularmente usado nas plataformas Windows e OS/2. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixeis sob a forma de quadro de pontos e gere as cores. O formato BMP foi estudado de maneira a obter um bitmap independente do periférico de afixação.



GIF (Graphics Interchange Format), é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na "World Wide Web", quer para imagens fixas, quer para animações.


JPEG (ou JPG) é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite escolher o tamanho de armazenamento e a qualidade da imagem. Geralmente obtém-se uma compressão com pouca perda na qualidade da imagem.

O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.


PNG (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.


O formato TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de ficheiro gráfico bitmap. Foi desenvolvido em 1987 pela empresa Aldus (pertencendo doravante à Adobe). As últimas especificações (Revisão 6.0) foram publicadas em 1992.


Formatos de ficheiros de imagem vetorial

Um CDR é composto por campos que servem para identificar e descrever a chamada. Alguns exemplos:

-O número que realizou a chamada (número de A);
-O número que recebeu a chamada (número de B);
-Data e hora de início da chamada;
-Duração da chamada;
-O identificador da conexão telefónica que escreveu o registo;
-Um número sequencial identificando o registo;
-Dígitos adicionais do número B, utilizado para direccionar correctamente a conexão da chamada;
-O resultado da chamada (se foi atendido, se estava ocupado etc.);
-O meio pelo qual a chamada foi iniciada ou interrompida;
-Falhas de conexão encontradas;
-Recursos utilizados durante a chamada, como por exemplo chamada em espera ou redireccionamento de chamada.


Webgrafia:




Sem comentários:

Enviar um comentário