sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Utilização do Sistema Múltimédia - Texto

         

         Fonte tipográfica (Tipo de letra)


Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou conjunto de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos fonte Garamond, fonte Arial, fonte Baskerville, ou fonte negrita, fonte itálica. A utilização do anglicismo fonte com o sentido de tipo se deve principalmente à disseminação desde a década de 80 por usuários de computadores anglicizados e por programas Microsoft adaptados para o português, a partir do termo inglês font , que tem uma origem diversa da origem da palavra fonte do português . Embora o processador de texto Microsoft Word e não só na versão de Portugal use a expressão "tipo de letra” em vez de fonte, as duas nomenclaturas são perfeitamente aceitas e corretas, sendo o termo fonte, em particular, muito mais usado e difundido no Português do Brasil.





  

Tipos de fontes bitmapped e escaladas (exemplo de fontes):

Courier é uma fonte tipográfica monoespaçada, de serifa egípcia, projetada para assemelhar a saída de um click na máquina de escrever. A tipografia foi projetada por Howard "Bud" Kettler em 1955.


                                                                           



Fontes True Type são um tipo de fonte desenvolvido pela Apple Computer no fim da década de 1980 com um competidor para as fontes Type 1 da Adobe em PostScript. O principal poder do TrueType era originalmente oferecer aos criadores de fontes um nível mais alto de controlo sobre precisamente como as suas fontes seriam exibidas, até o nível do pixel, em várias alturas de fontes.





Fontes bitmapped

 As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixéis, perdem qualidade ao serem ampliadas. Se uma impressora não suportar fontes bitmapped,  não tem capacidade para as imprimir. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.





Fontes escaladas

As fontes escaladas são definidas através de vectores, matematicamente. Nunca perdem definição ao serem ampliadas. Foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do PostScript.






                   https://pt.wikipedia.org/wiki/Courier














Sem comentários:

Enviar um comentário