terça-feira, 3 de novembro de 2015

Utilização do sistema multimédia - Texto


   Padrões de codificação de caracteres:
 
       Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicação. Exemplos comuns são o código Morse que codifica as letras do alfabeto latino e os numerais como sequências de pulsos elétricos de longa e curta duração e também o ASCII que codifica os mesmos grafemas do código Morse além de outros símbolos através de números inteiros e da representação binária em sete bits destes mesmos números. 


A tabela de código ASCII
    ASCII (Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação) é um código binário (cadeias de bits: 0s e 1s) que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle. Cada código binário possui 8 bits (equivalente a 1 byte), sendo 7 bits para o propósito de codificação e 1 bit de paridade (detecção de erro).
   A codificação ASCII é usada para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. 
   
     
      
Tabela de código Unicode

       Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. O padrão consiste em pouco mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição, ordenação alfabética e renderização.

Neste endereço http://www.supertrafego.com/ms_codigo_ascii.asp é possível fazer uso da
ferramenta “Código ASCII”.

Como exemplo demonstramos os resultados da nossa nossa experiência:

                                       
                                     
Neste site http://www.network-science.de/ascii/ é possível utilizar a ferramenta “ASCII
Generation”

Outro exemplo de uma das nossas experiências:

Fonte: Graffiti

Fonte: Avatar



 Também é possível transformar imagens em ASCII com a ajuda deste site: http://www.glassgiant.com/ascii/ .

Como exemplo:


Outro exemplo:








Webgrafia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Unicode
                   https://pt.wikipedia.org/wiki/Codifica%C3%A7%C3%A3o_de_caracteres
                   http://i744.photobucket.com/albums/xx86/jaykalia/logo_mpower.png
                   http://www.zeroto60times.com/logos/shelby-cars-logo-emblem.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário