sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Imagem e Cor

Imagem

Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrónicos. Há dois tipos fundamentais de imagem digital: uma é do tipo rastreio (raster) e outra do tipo vetorial. Uma imagem digital do tipo raster, ou bitmap, ou ainda matricial, é aquela que em algum momento apresenta uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem raster e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor. A imagem vetorial não é reproduzida necessariamente por aproximação de pontos, antes era destinada a ser reproduzida por plottersde traçagem que reproduziam a imagem por deslocamento de canetas-tinteiro.









“Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”





Se conjugarmos a visão com a imaginação iremos descobrir o que uma simples imagem consegue transmitir!




Cor

cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina. cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. 




A cor é transmitida por impulsos nervosos enviados ao cérebro a partir do olho quando este entra através de uma certa quantidade de energia radiante visível.  Nos nossos olhos existem dois tipos de células foto-receptoras (cones e bastonetes) que conseguem detectar as ondas electromagnéticas que incidem na retina. 





Visão escotópica


Visão escotópica  é a visão produzida pelo olho em condições de baixa luminosidade.No olho humano os cones não funcionam em condições de baixa luminosidade, o que determina que a visão escotópica seja produzida exclusivamente pelos bastonetes, o que impossibilita a percepção das cores. 


Visão fotópica



Visão fotópica é a designação dada à sensibilidade do olho em condições de intensidade luminosa que permitam a distinção das cores. Na generalidade dos casos a visão fotópica corresponde à visão diurna , o que no caso humano corresponde a níveis de iluminação entre 0,01 lux e mais de 100 000 lux. No olho humano a visão fotópica faz-se principalmente pela activação dos cones que se encontram na retina. 




Webgrafia:










Sem comentários:

Enviar um comentário